2a. Feira do Livro e Cultura

09/09/2005 O Alerta – Jornal

2a. Feira do Livro e Cultura (Click para ver a noticia original)

Aconteceu entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro a 2a Feira do Livro e Cultura de Laranjal Paulista no Palácio dos Tropeiros, uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Municipal “Prof Luiza Arruda” e Livraria Contexto, com o apoio da Câmara Municipal
A feira foi direcionada aos alunos de todas as escolas do município bem como aos professores e demais visitantes que acompanharam durante os 5 dias exposições de livros, palestras e apresentações diversas.
As escolas municipais, estaduais e particulares, creches, o Núcleo São Vicente de Paula e o Projeto Social Espaço Amigo marcaram presença visitando a feira, que abrigou mais de 1200 títulos e apresentando-se com espetáculos de música, dança, teatro e poesia. Destacamos a participação das escolas que se empenharam nas apresentações, resgatando o folclore de nossa região, ou enfatizando a importância da leitura e da cultura.
Além das apresentações e a Feira de livros, os visitantes pude-ram assistir palestras com autores como Silvia Regina Delazari Ferreira e a ilustradora Patrícia Alexandra Scalon de Almeida. A contadora de histórias Sandra Conceição Vemin Cheslak da OPET trabalhou durante a terça-feira com os alunos no período do dia e a noite fez uma palestra com os professores cujo tema foi “A importância da literatura infantil na escola”. Momento de reflexão para que o corpo docente explore a literatura infantil em sala de aula.
Na quinta-feira, dia 01 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma participação muito importante com a palestra sobre adolescência e sexualidade voltada aos alunos do ensino médio.
Encerrando o ciclo de palestras, a autora Nereide Schilaro Santa Rosa, com mais de 45 livros infantis publicados e ganhadora do Prêmio Jabuti em 2004, fez uma explanação para os alunos sobre cultura e arte.
Cerca de 4.500 alunos passaram pelas dependências da Câma-ra Municipal durante a 2a Feira do Livro e Cultura.
Os títulos que estiveram em exposição foram comercializados pela Livraria Contexto com parte da renda destinada a Biblioteca Municipal.