Homenagem a imigrante Carmem Miranda

11/04/2003 O Estado de S. Paulo – Jornal – Eliane Marinho

Homenagem a imigrante Carmem Miranda (Click para ver a notícia original)

Memorial expõe roupas, adereços e obras de arte feitos com base no estilo da artista Carmen Miranda, considerada pelo público brasileiro e estrangeiro quase uma lenda, marcou época por sua imagem irreverente e voz inconfundível. Por essas razões, o Memorial do Imigrante abriga, a partir de domingo, a exposição Carmen Miranda: uma Imigrante Notável.”Ela representa a integração do imigrante na sociedade brasileira”, ressalta o curador local, o historiador e professor Marco Antonio Xavier. “Acabou sendo a brasileira mais conhecida no mundo. Apesar de ser portuguesa, foi criada desde os 10 meses aqui no Brasil.”
Para mostrar quem foi Maria do Carmo Miranda da Cunha e sua importância para o Brasil no século 20, o memorial teve apoio da Duna Dueto Editora, dos Correios e da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC). A mostra, que termina em 18 de maio, está dividida em roupas e adereços confeccionados por estilistas com base nos sapatos de plataformas, nos vestidos e nos turbantes usados pela artista, obras de arte feitas com técnicas de colagem e acervo de colecionadores.
Além disso, o público contará com a exposição de 90 selos dos Correios, Música, Som e Harmonia. Entre esses está um produzido nos anos 80 que homenageia a pequena notável. Na abertura da mostra, às 13h30, haverá um show de música e dança, com o ator e cantor Lana Miranda – considerado o “imitador oficial” de Carmen e um dos maiores fãs da artista.”É um orgulho imitar a Carmen, um privilégio para poucos. Trata-se do único ícone existente no Brasil”, comenta o ator, que começou a se interessar pelo trabalho dela quando tinha 10 anos. “O rádio me inspirou, pois todos os dias eu ouvia o programa GlamofonenaAM, que tocava as músicas de Carmen.” Está prevista ainda a apresentação da Companhia de Títeres (bonecos de marionetes) e do grupo Arte-Samba-Choro, além do lançamento do livro sobre a artista de Nereide Schilaro Santa Rosa.