Volpi para crianças

07/04/2001 Gazeta Mercantil – Jornal

Volpi para crianças (Click para ver a noticia original)

Com títulos destinados a leitores infantis, a Callis Editora comemora no próximo domingo a vendagem da coleção Crianças Famosas, quando lança Volpi, o 19.° livro da série. Desde 1994, quando o primeiro exemplar foi publicado, a empresa já comercializou 400 mil unidades, atingindo um faturamento aproximado em R$ 3,6 milhões com os exemplares.
A coleção começou a ser comercializada no Brasil quando a Callis comprou os direitos da produção inglesa. Ao todo, são 14 obras que retratam a infância de artistas famosos da Grã-Bretanha, traduzidos para o português. Quando a editora percebeu a aceitação do mercado, conta a diretora Miriam Gabai, resolveu encorpar a coleção com a biografia de brasileiros.
Começou então por Heitor Villa-Lobos, que já está na 13a edição. Otimista com as vendas, Miriam Gabai diz que a meta da editora é lançar a partir deste ano, pelo menos um título por ano. A Callis quer ainda ampliar fronteiras e está de olho no mercado hispânico na América Latina. A editora tem o direito de comercialização das obras em espanhol e lançou quatro delas nos países vizinhos ao Brasil.
Agora sai Volpi, voltado, como todos os demais títulos, para crianças a partir dos 5 ou 6 anos de idade, já alfabetizadas. A autora é a pedagoga Nereide Santa Rosa, que escreveu também Villa- Lobos e Monteiro Lobato pela coleção. A obra retrata desde o nascimento do pintor na Itália, sua vinda para o Brasil, quando tinha apenas um ano e meio de idade, até sua adolescência.
“O livro tenta cativar a criança por meio de sua identificação com a infância do artista”, diz Nereide. Ela conta, por exemplo, como Volpi trabalhou de pintor das mansões na avenida Paulista e como brincava com a mistura de tintas. Segundo a escritora, a coleção tem sido admirada principalmente pelos pais, que compreendem a importância da família para o desenvolvimento de um artista ainda na infância.
O lançamento de Volpi, no Memorial do Imigrante, é antes de tudo uma oportunidade de passeio em família, com várias atividades para crianças no local. Especial para a Gazeta Mercantil
Domingo no Memorial
Pais e filhos terão uma manhã de domingo erudita, no Memorial do Imigrante. A Callis Editora abre, às 10h30, a Exposição Imigrarte, sobre a importância de imigrantes no desenvolvimento artístico brasileiro. Haverá atividades para crianças, com acompanhamento de monitores. Às 11h, a Camerata Callis se apresenta e às llh30, Nereide Santa Rosa autografa o livro Volpi. O público infantil poderá fazer passeios de bonde.