13/11/2009 – 08h00 – Folha de S.Paulo – Jornal – Fabiana Seragusa
Pedagoga conta detalhes da infância de Villa-Lobos (Click para ver a notícia original)
Heitor Villa-Lobos já gostava das músicas do compositor alemão Sebastian Bach desde os oito anos de idade e bastava sua tia Zizinha chegar em casa para que ela fosse “obrigada” a tocar suas canções preferidas no piano.
Este e outros momentos da infância do mais importante maestro brasileiro estão retratados em “Crianças Famosas: Villa-Lobos” (Callis Publisher, 2009), produzido pela escritora e pedagoga Nereide Schilaro Santa Rosa. Com texto fluente e cheio de ilustrações, o objetivo do livro é aproximar as crianças de hoje em dia da vida e da obra deste icone da música.
Para saber mais sobre o projeto, que revela a genialidade precocemente revelada do compositor, além de sua facilidade com os sons e instrumentos musicais, a Livraria da Folha conversou com a autora sobre a importância de as pessoas conhecerem a história de Villa-Lobos nos dias atuais.
Livraria da Folha – Qual a importância de as crianças conhecerem a vida e a obra de Villa-Lobos?
Nereide Schilaro Santa Rosa- Nós só apreciamos aquilo que conhecemos. Aproximar a criança da obra de Villa-Lobos faz com que ela conheça novos sons e ritmos, instrumentos musicais, enfim, dá oportunidade para que desenvolva sua acuidade auditiva e refine seu gosto musical. As obras de Villa-Lobos inspiradas nas cirandas infantis, por exemplo, trazem um som incomum ao universo infantil e isso é especialmente interessante para a criança, que ainda está formando seus conceitos e seu gosto musical. Além disso, o fato de conhecer a vida de Heitor Villa-Lobos, ou o pequeno Tu-hu, a aproxima do universo musical, do trabalho do compositor, do instrumentista e do maestro.
Livraria da Folha – Na sua opinião, qual é o momento mais marcante da infância do compositor?
Nereide- Creio que são vários, em sua maioria relacionados com seu contato com sons diversos. No entanto, eu destacaria o momento em que seu pai transforma uma viola em violoncelo para que Heitor, ainda pequeno, pudesse tocá-lo. Hoje Heitor Villa-Lobos é reconhecido internacionalmente como o maior compositor de obras direcionadas a esse instrumento.