A seção brasileira do Conselho Internacional sobre Livros para Jovens – IBBY, fundada em 23 de maio de 1968, é constituída como uma instituição privada, um serviço público de utilidade pública, técnica, educacional e cultural sem fins lucrativos, estabelecida na cidade de Rio de Janeiro.
A missão da FNLIJ é promover a leitura e recomendar livros de qualidade para crianças e jovens, defendendo seu direito e acesso à literatura através da escola, bibliotecas públicas e comunitárias e, portanto, contribuir para a melhoria de sua educação e qualidade de vida, como um fundamental Valor para educação e cidadania.
Em 1975, a FNLIJ começou seus prêmios anuais, com o Prêmio FNLIJ – Melhor para crianças, a maior distinção concedida aos melhores livros infantis e juvenis, que agora tem várias categorias: Criança, Jovem, Imagem, Poesia, Informação, Tradução Criança, Tradução Jovem, Tradução de informações, Reencaminhamento de tradução, Design editorial, Autor de Revelação, Revelação do ilustrador, Melhor ilustração, Teatro, Livro de brinquedos, Teórico, recontado e Literatura de Língua Portuguesa.
No processo de seleção do Prêmio anual da FNLIJ, os livros recebidos pelo FNLIJ são lidos e avaliados em diferentes estágios por especialistas de todas as regiões do Brasil e pelo voto dos leitores.
O FNLIJ recebe os livros mais recentes publicados anualmente por todas as editoras brasileiras e, depois de uma análise minuciosa, a Fundação seleciona os melhores livros para se tornar parte de seu arquivo e para receber o FNLIJ Altamente Alinhado de Selos. A lista de livros pode, na opinião de FNLIJ, fazer parte de uma biblioteca com o endosso desta instituição.