Jabuti

Jabuti

A trajetória do prêmio mais importante e prestigiado na literatura brasileira começou em 1959, quando a Câmara Brasileira do Livro estabeleceu o Prêmio Jabuti. O primeiro vencedor foi Jorge Amado, com sua nova novela “Gabriela, Cravo e Canela”, cujo sucesso percorreu o mundo.

Desde então, sem interrupção, o prêmio consagrou o trabalho dos autores mais famosos, capazes de ganhar, com o seu talento, milhares de leitores fiéis mesmo além das fronteiras brasileiras.

Todos os anos, mais de duas mil obras disputaram o cobiçado troféu. Além do prêmio mais alto, que destaca o “Livro do Ano” nos gêneros de ficção e não ficção, o Jabuti é o mais abrangente de todas as competições literárias realizadas no Brasil. Para ganhar, autores, editores, designers, ilustradores, tradutores e produtores editoriais competem em dezessete categorias diferentes.

No folclore brasileiro, a tartaruga tem reputação de ser um animal paciente e perseverante, virtudes sempre presentes no trabalho árduo de todos os profissionais que trabalham na publicação. No passado, ao escolhê-lo como símbolo do prêmio, a Câmara Brasileira do Livro pretendia honrar a tenacidade cotidiana desses homens e mulheres, mas também acabou por prever a longevidade do prêmio. Com as mesmas virtudes de seu símbolo inspirador, o Prêmio Jabuti aprendeu a seguir o ritmo rápido dos novos tempos e vai em direção ao seu jubileu dourado.

Em relação ao processo de avaliação do Prêmio e seu júri em 2004, a Câmara Brasileira do Livro abriu um processo de inscrição para todos os jurados elegíveis e selecionou cinquenta e quatro membros. Os padrões para a seleção deste júri foram baseados em diretrizes internacionais. Como parte desses critérios, foi formada uma Comissão de Prêmio, em colaboração com a editora da Universidade de São Paulo e seus especialistas em literatura.

A Comissão de Prêmio desenvolveu um Guia de Orientação do Júri, que especificou todos os parâmetros para a avaliação dos candidatos e a pontuação para cada avaliação. A transparência da votação foi garantida pela divulgação da nota de cada jurado em relação a todos os parâmetros avaliados durante uma cerimônia pública, onde foram apresentados os dez finalistas de cada uma das dezessete categorias. Os vencedores foram revelados em 21 de julho de 2004.

Jabuti_2004Jabuti_nereide