25/05/2002 – Folha de S. Paulo – Jornal – Bruno Lima
Quatro séculos de arte brasileira(Click para ver a notícia original)
Você está pronto para uma viagem que vale o tempo de quatro séculos? É esse o caminho percorrido por quem lê os quatro livros da coleção de arte para crianças da escritora Nereide Santa Rosa, 48.
São pinturas, esculturas e obras de arte que ajudam a contar a história do Brasil. E o melhor é que a autora fala de um assunto sério, sem deixar os livros ficarem chatos.
A “Coleção História da Arte Brasileira para Crianças” (editora Pinakotheke, R$ 15,00 cada volume) conta a história da arte brasileira até chegar aos artistas de hoje, que têm total liberdade para criar. Já que a máquina fotográfica ainda não tinha sido inventada nos séculos 17 e 18, o trabalho de registrar imagens do Brasil ficava por conta dos pintores. Segundo o livro “Cidades e Florestas”, esses artistas, que vinham da Europa, eram grandes aventureiros.
Uma arte brasileira de verdade começa a nascer com os modernistas, artistas que trouxeram uma nova forma de pensar e fazer arte, no início do século 20. O livro “Sonhos e Realidade” mostra que havia espaço para a fantasia e para a crítica social.
Por volta de 1950, conta “Cores e Formas”, os artistas criam novos recursos para expressar sua imaginação. O resultado muitas vezes são figuras abstratas. Cada um sente uma emoção ao ver a obra.